quarta-feira, 19 de março de 2014

Histerossalpingografia



Histero o que?
Como já havia dito, eu sempre trabalhei na área da saúde.Apesar de ser formada como professora e ter feito faculdade de análise de sistemas(?), todos os empregos que arrumei na minha vida foram relacionados a saúde, o que é curioso, pq eu sempre tive pavor, pânico de hospitais, doenças, remédios e médicos. Meu primeiro emprego foi como operadora de teleAtendimento de uma operadora de plano de saúde e por lá fiquei uns 4 anos. Trabalhava em uma célula de autorização de procedimentos então conhecia todos os exames possíveis e impossíveis, coisas que eu nem sabia que se fazia e como se fazia, mas aprendi muito nesse emprego. Toda vez que eu precisava autorizar algum procedimento ginecológico eu sempre perguntava a indicação clínica (mais pra bisbilhotar mesmo rs) e toda vez que a indicação clínica era infertilidade, aquilo me dava um aperto e um nó na garganta, acho que por isso jamais poderia ser médica, iria me envolver tanto com o paciente que precisaria de um psiquiatra na aposentadoria. Quando descobri a hidrossalpinge e pesquisei sobre ela na internet, me inclui nos 40% de casais inférteis pois a hidrossalpinge causa infertilidade e logo me vi como uma das pacientes que solicitavam a autorização dos exames quando trabalhei. A histerossalpingografia é um exame que nunca tinha ouvido falar, na verdade, com certeza já devo ter autorizado algum exame desse mas não consigo me lembrar, somente das histeroscopias mesmo que inclusive uma amiga que tentava engravidar a 3 anos, logo após realizar uma diagnóstica engravidou. Durante minhas pesquisas sobre a hidro esse exame era muito falado assim como a vídeo laparoscopia mas acredito eu não precisar realizar pq em uma das minhas consultas com o GO já perguntei sobre a possibilidade de uma cirurgia e ele descartou, somente em caso onde a tuba esteja muito comprometida ou com alguma secreção como pus e tudo mais. Os relatos da histero não são nenhum pouco agradáveis e vou confessar a vocês estou apavorada! Participo de um grupo no facebook chamado “Tentantes emponderadas” e criei um tópico nele sobre a histero, muitas meninas me tranquilizaram dizendo que a dor não é insuportável e que existem algumas coisas que aliviam a dor e antes de marcar esse exame deve-se pesquisar a fundo a forma da realização pois alguns lugares realizam com sedação e sem o pinçamento do útero que é desnecessário e bem doloroso. Eu fico pensando, gente PINÇAR o útero? MEDOOOO!!!! Para piorar a situação meu amado plano de saúde só disponibiliza 2 lugares para realização e um eu não consigo falar e o outro já peguei de leve uma implicância só pelo jeito da menina me atender pelo telefone, ah gente! não é frescura da minha parte mas as pessoas deveriam ser um pouco humanas e menos profissional. A mulher que vai realizar um exame desses já está com a cabeça a mil, pensando coisas do tipo “não poderei ter filhos”, “Esse exame é decisivo”, “O que vou falar para o marido??”, “FIV é cara demais!” e ainda vem uma vaca te tratar com grosseria pelo telefone? Fiquei revoltada, mas é o único lugar que consigo falar para agendar esse exame e ainda por cima descobri que preciso ir no meu primeiro dia de menstruação até a clínica somente para marcar o exame! Eu posso estar falando besteira pq pesquisei sobre o exame mas não tão afundo assim mas eu não posso ligar para a clínica e dizer “Olha, hoje é meu primeiro dia de menstruação, marque meu exame!” do que ir no centro da cidade, que só vive um inferno, que é longe pra cacete da minha casa, para vocês terem uma ideia de TREM eu demoro 1h e 20 min, o trem Semi direto, só pra ela marcar o exame? Acho que também vai muito mais da boa vontade da clínica, das pessoas. Acho que todo lugar que oferece esse tipo de serviço deveriam se preocupar com todos os fatores não só físicos mas emocionais do paciente que procura esse tipo de local, precisamos de pessoas mais humanas, mais “gente”. Tirando o pavor a parte, eu não quero me encher de falsas esperanças pq já ficor super melancólica e deprimida na minha fase menstrual, agora como tentante então me sinto 2x mais então qualquer esparançazinha mesmo que “zinha” mesmo me faz construir um castelo de planos e eu não quero mais isso, só que intuição feminina é foda né ? Não sei ao certo se é intuição, se é só mesmo um desejo imenso mas algo me diz que não precisarei realizar esse exame, algo dentro de mim clama forte dizendo isso e eu preciso CRER nisso! Marquei meu retorno no GO dia 26/04 mas não conseguirei realizar esse exame nesse mês, talvez só no mês que vem então pode ser que o exame não fique pronto até a data, mas enquanto não chega o próximo período menstrual, vamos treinar pq é bom, é de graça e realiza sonhos rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário